OS RISCOS DE ACIDENTES NA UTILIZAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

av2Quase todas as atividades laborais e práticas de aula envolvem a interação com máquinas e equipamentos. Nem sempre essa interação entre homem-máquina se dá de forma harmônica em vista principalmente da falta de conhecimento e treinamento do operador sobre o funcionamento e riscos que a máquina pode gerar.

A falta de treinamento e autorização, ausência de equipamentos de proteção individual e coletiva, inspeção e manutenção das máquinas são fatores geradores de riscos a segurança e saúde, além de interromper um processo produtivo.

Atualmente existem leis, normas e órgãos controladores que regulam a aquisição, instalação, funcionamento e manutenção das máquinas e equipamentos. A principal delas é a NR 12 – Máquinas e Equipamentos do Ministério do Trabalho e Emprego.

No âmbito da Universidade Federal de Viçosa – UFV o coordenador, chefe ou docente são responsáveis por treinar e advertir os servidores e orientados sobre a utilização segura e correta das máquinas e equipamentos, providenciar e ou solicitar as manutenções periódicas e corretivas, além de inspecionar periodicamente ou designar responsável.

Cabe aos servidores e discentes utilizar os equipamentos somente quando treinados e autorizados, sob supervisão e zelar pelas máquinas e equipamentos da UFV.

Os manuais dos equipamentos e os procedimentos operacionais devem sempre estar disponíveis no local onde essas máquinas são operadas e em língua portuguesa.

Como observado a utilização de uma máquina e equipamento exige muito mais cuidado do que se imagina e é muito mais do que um simples botão de liga e desliga.