Informativo

ABRIL VERDE: MOVIMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO

av4O Movimento Abril Verde, uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná, tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro. A mobilização se faz necessária para tratar do tema das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, e mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência do mesmo. Essa iniciativa quer trazer saúde e prevenção para dentro do local onde passamos grande parte do nosso dia, da nossa vida e produzimos a riqueza da sétima economia do mundo.

Conforme publicado pela Revista Proteção em seu portal, o diretor-geral da OIT, Guy Ryder,

alertou para a situação inaceitável de 2,3 milhões de mortes por ano por acidentes e doenças do trabalho, e de 860 mil pessoas que sofrem algum tipo de ferimento todos os dias no mundo. Segundo a revista, ele estimou que, os custos globais diretos e indiretos, chegam a 2,8 trilhões de dólares, ou quase 7 trilhões de reais.

O Brasil, segundo a OIT, ocupa o 4° lugar no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. O Estado do Paraná ocupa o 4° lugar no ranking nacional com 52.132 acidentes de trabalho, atrás de São Paulo (254.208), Minas Gerais (77.252) e Rio Grande do Sul (59.627) e pouco à frente do Rio de Janeiro (51.036). Somente a região Sul é responsável por 158.113 acidentes, o equivalente a aproximadamente 22% do total nacional. Os acidentes atingem todas as idades em vários níveis de incidência. A maioria estão entre 20 e 34 anos. A relação entre gêneros mostra que a incidência é maior no gênero masculino (494.746) do que no feminino (223.152), embora este também seja um número bastante expressivo.

Apoiar essa iniciativa é acreditar que se pode fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes. Somente com o envolvimento, com a troca de informações, é que se pode favorecer uma cultura de prevenção à vida e à saúde no ambiente de trabalho.

Fonte: Movimento Abril Verde

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados