CUIDADOS NO MANUSEIO DE PRODUTOS QUÍMICOS

Encontramos produtos químicos em todos os lugares, em várias concentrações, tipos, reação e todos eles são perigosos. Existem vários produtos e o que os tornam mais perigosos é a reação com outro produto e a formação de um terceiro que muitas vezes não são conhecidos pela ciência.

Muitos acidentes acontecem com produtos químicos, inclusive em domicílios. A nível industrial e/ou comercial, as consequências são mais graves ainda.

As vias de penetração de produtos químicos dão-se da seguinte maneira:

  • Via respiratória – nariz, boca, laringe, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares;

  • Via dérmica – pela pele, causa reação alérgica instantânea;

  • Via parenteral – lesão;

  • Via digestiva – mais comum em acidentes domésticos.

No caso de exposição a produtos químicos é importante levar em consideração o tempo de exposição, natureza do agente ou concentração e a sensibilidade individual.

Antes de manusear qualquer produto químico é muito importante consultar a sua ficha de emergência, mais conhecida como FISPQ – Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. Nesta ficha constam todas as informações sobre o produto químico, procedência, reação química, manuseio, telefones úteis em caso de acidente, entre outras.

Caso seja necessário fracionar o produto, acondicione em recipientes adequados, rotulados com todas as informações relevantes a respeito do produto. Tenha cuidado com a fiscalização.

Não se esqueça do uso adequado dos equipamentos de proteção individual. Cuidado com o meio ambiente, caso haja derramamento, proceda conforme especificações técnicas e chame autoridades competentes.

O descarte do resíduo químico também deve seguir parâmetros específicos, seja o doméstico como resíduo de tinta em uma lata ou industrial que precisa seguir e cumprir a legislação ambiental brasileira.

Os produtos químicos podem reagir de forma violenta com outra substância química, inclusive com o oxigênio do ar ou com a água, produzindo fenômenos físicos tais como calor, combustão ou explosão ou então produzindo uma substância tóxica.

As reações químicas perigosas tanto podem ocorrer de forma exotérmica quanto podem provocar a liberação de produtos perigosos, fenômenos que muitas vezes ocorrem simultaneamente. Para prevenir os riscos devido à natureza química dos produtos, devemos conhecer a lista de substâncias químicas incompatíveis de uso corrente em laboratórios a fim de observar cuidados na estocagem, manipulação e descarte.

Exemplos de substâncias químicas incompatíveis:

Substância Incompatibilidade Reação
Ácidos minerais fortes Bases fortes
Cianetos
Hipoclorito de sódio
Neutralização exotérmica
Liberação de gás cianídrico
Liberação de cloro
Ácido nítrico Matéria orgânica Oxidação violenta
Oxidação violenta Matéria orgânica
Metais
Oxidação
Decomposição

Ao manusear produtos químicos conheça suas características, tenha cautela, não deixe próximo de crianças, animais domésticos, sem identificação ou fonte de calor.

Informe a todos sobre o produto, principalmente aqueles que irão manusear, não deixar próximo de fontes de calor e alocar em local apropriado. Com a prudência a segurança é para todos.

Fonte: DDSOnline

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados