Alerta Covid – Cuidados após a vacinação

Desde que a vacinação contra o coronavírus começou, a maioria dos brasileiros não vê a hora de chegar a sua vez na fila. Mas como fica a vida após a imunização? E o que podemos e não podemos fazer a partir daí?

COVID: O que você precisa fazer depois de tomar vacina

Como as vacinas funcionam?

As vacinas atuam na prevenção, induzindo a criação de anticorpos por parte do sistema imunológico. Reduzem a possibilidade de infecção, porém caso a infecção ocorra, elas diminuirão a possibilidade de evolução para quadros mais graves e principalmente a morte.


Como devemos nos comportar após a primeira dose?

Exatamente como se ainda não tivesse tomado a vacina, uma vez que você não estará protegido. Os testes pré-clínicos da maioria das vacinas disponíveis atualmente, demonstraram que não haveria imunidade suficiente após uma única dose, sendo necessária uma segunda para garantir a imunização adequada. E mesmo que você tome duas doses, deve continuar se cuidando, pois até o momento não há evidências de que as vacinas impedirão que você pegue o vírus e passe adiante.


Pessoas que contraíram a Covid-19 na primeira fase da epidemia têm risco de contrair novamente?

Sim, a ocorrência de reinfecção está comprovada e a primeira infecção pode ter ocorrido em qualquer momento desde o início da pandemia, não se limitando ao início dela.


Há casos de pessoas que tomaram vacina e contraíram a doença. Por que isso ocorre?

Sim, isso é possível visto que a vacina em muitos casos não impede que a pessoa se contamine com o vírus. É importante saber que há uma demora de alguns dias para esta resposta do organismo. Assim, nos primeiros dias após a vacinação, pode ocorrer tanto a manifestação de uma infecção que pode ter ocorrido alguns dias antes, como também é possível se infectar e transmitir a doença antes que comece a produção de anticorpos.


Uma pessoa vacinada pode transmitir Covid-19?

Sim. As vacinas atualmente disponíveis não impedem totalmente que uma pessoa contraia o vírus, e muitas vezes podem aparecer sintomas clínicos. O que se espera é que esses sintomas sejam mais brandos. Desta forma, uma pessoa pode contrair e transmitir o vírus mesmo que seja vacinado. Por isso é fundamental manter as medidas de proteção não farmacológicas como o uso de máscara, higienização pessoal e distanciamento social para evitar a circulação do vírus.


Pessoas vacinadas que tiveram contato com uma pessoa infectada devem ficar em isolamento?

Sim, esse isolamento é importante, visto que mesmo que uma pessoa seja vacinada, ela pode contrair o vírus e transmitir a doença.


O que devo fazer se perder o prazo para a segunda dose?

É importante completar o esquema vacinal. Se por algum motivo o prazo para receber a segunda dose foi perdido, procure vacinar-se o mais rapidamente possível.


As vacinas protegem contra as novas variantes do vírus?

Vários estudos estão em andamento para avaliar a eficácia da vacina diante das variantes que já foram identificadas. Os estudos preliminares indicam que sim.


Tomei as duas doses da vacina e completei o tempo necessário para imunização, ainda precisarei manter as medidas preventivas, como distanciamento social, uso de máscara e higienização constante das mãos?

Sim, principalmente porque neste primeiro momento apenas uma parcela da população está imunizada e a vacina leva alguns dias para fazer efeito. Além disso, essas medidas auxiliam na prevenção de várias outras doenças.


Referências.

https://www.bbc.com/portuguese/geral-55704517

https://www.conass.org.br/vacinacovid19/

https://saude.abril.com.br/medicina/tomei-a-vacina-da-covid-19-e-agora/



© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados