Alerta Covid – Crianças e COVID

É importante informar às crianças, usando uma linguagem simples, como entender o período atual.

Coronavírus? Explicando para crianças

A pandemia trouxe muitos desafios para os pais e responsáveis. Muitos passaram a trabalhar em casa e assim estreitar o contato com as crianças durante o período de isolamento.

A pandemia e o isolamento social podem deixar as pessoas mais ansiosas e com as crianças não é diferente.

É importante informar às crianças, usando uma linguagem simples, como entender o período atual, de acordo com a idade e nível de compreensão, os motivos pelos quais ainda não retornaram a escola, não podem sair de casa e ver colegas e avós, por exemplo.

As atividades ao ar livre não são proibidas, mas devem ser feitas com cautela, longe de outras crianças e adultos, para não se expor a um risco de contaminação.

Relacionado a prevenção da doença, as crianças devem seguir as mesmas orientações dos adultos

• Isolamento social (evitando festas e aglomerações, contato com outras crianças e adultos que podem estar doentes);
  • Lavagem das mãos com água e sabão e quando isso não for possível, a utilização de álcool em gel 70% (cuidado especial nessa situação, pois as crianças podem levar as mãos com álcool ainda não evaporado ao nariz, olhos e boca).

Orientações sobre Utilização de Máscaras

Qualquer decisão sobre uso de máscaras em crianças deve seguir as determinações existentes em protocolos federais, estaduais e municipais, incluindo também a consulta à Comissão Pós Pandemia da UFV. Seguem alguns links interessantes:

“Tabela 2: Equipamentos de proteção individual, recomendados para cada grupo de indivíduos Aluno(a) – Máscara tripla camada (deve ser trocada a cada 4 horas ou assim que estiver úmida) – observando a contraindicação para crianças com idade inferior a 2 anos.”

“…reafirma a importância do uso de máscara universal para todos os alunos (com idade superior à 2 anos ou mais), professores, funcionários e frequentadores das escolas de Minas Gerais, independentemente do estado de vacinação.”

“Recomendar o uso obrigatório de máscaras continuamente, conforme recomendação do Ministério da Saúde e com previsão de troca a cada 3h ou antes, se sujas ou úmidas;”

Leitura complementar