Ginástica Laboral

Após horas de trabalho, é comum as pessoas reclamarem de dores nas costas, nos ombros, nos braços, nas pernas e no pescoço. Tudo isso é resultado de movimentos repetitivos e sem pausa, que acabam gerando doenças e até problemas psicológicos em alguns trabalhadores. Por isso, foi desenvolvida a ginástica laboral, que é feita em pouco tempo e não tem como objetivo cansar os seus praticantes, mas sim, prepará-los para a jornada de trabalho. Se você sofre de dores no trabalho, leia atentamente esse artigo para conhecer melhor a ginástica laboral e passe-a aos seus colegas de serviço.



Os benefícios da ginástica laboral são inúmeros.

No âmbito fisiológico, ela promove mais disposição e bem estar, previne doenças funcionais como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), melhora a postura corporal, a flexibilidade, a resistência e a coordenação e diminui inflamações, traumas, tensões musculares e os esforços nas execuções de tarefas cotidianas.

O fator psicológico dos funcionários também agradece, já que ela promove a mudança da rotina no serviço, desenvolve a consciência corporal, combate as tensões emocionais, melhora a concentração no trabalho e aumenta a auto-estima de cada um. Além do mais, mostra a preocupação da empresa com os seus empregados, o que a torna mais humana.

Socialmente, os funcionários têm mais contato pessoal e social e trabalham melhor em equipe, pois a ginástica laboral faz com que eles percam a timidez.

Por outro lado, as empresas ganham bastante com a aplicação dos exercícios laborais porque seus empregados ficam mais satisfeitos pela preocupação por elas dispendida, produzindo mais e melhor e têm menos afastamentos médicos, o que traz prejuízos a qualquer empregador.

A ginástica laboral pode ser realizada antes, durante e depois do início do trabalho, sendo que cada uma tem um objetivo específico.

A preparatória aquece os músculos que serão utilizados durante todo o dia de serviço, despertando os empregados para que sintam mais disposição. A compensatória pode ser feita no meio do dia para interromper a monotonia da rotina diária com exercícios que compensam as tarefas repetitivas e as posturas inadequadas. Por fim, é preciso fazer a ginástica de relaxamento para que os músculos descansem, ficando menos tensos e estressados.

Após essa rotina de trabalho, você certamente se sentirá muito melhor quando chegar em casa. Além do mais, ficará mais disposta e feliz, pois qualquer atividade física gera serotonina, hormônio responsável pela sensação de leveza e bem-estar.


Se você trabalha sentado em frente ao computador o dia inteiro é ideal a realização de ginástica laboral antes, durante e ao final do trabalho.

Clique aqui para ter acesso à página do Projeto Superação do campus Viçosa e acesse os vídeos com exercícios de ginástica laboral.

Fonte: dicasparaperderpeso.com.br

 

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados