Procedimento de Limpeza e Higienização de EPR

limpeza-respiradorApós remover os filtros, desmontar a peça facial, isto é, remover o diafragma de voz, membrana das válvulas, válvulas e qualquer outro componente recomendado pelo fabricante.

  • Descartar, reparar ou substituir qualquer componente com defeito;

  • Lavar a cobertura das vias respiratórias com uma solução aquosa morna de detergente para limpeza normal, ou com solução recomendada pelo fabricante. Usar uma escova de cerdas não metálicas para remover a sujeira;

  • Enxaguar com água morna limpa, preferivelmente água corrente.

Quando o detergente não contém agente desinfetante, os componentes do EPR devem ficar por 2 minutos numa das seguintes soluções:

  • Solução de hipoclorito (50 ppm de cloro) preparada através da mistura de aproximadamente 1 mL de água sanitária em 1 L de água fria;

  • Solução aquosa de iodo (50 ppm de iodo) preparada pela mistura de 0,8 mL de tintura de iodo (6 a 8 gramas de iodeto de amônia ou de iodeto de potássio em 100 mL de álcool etílico a 45%) em 1 L de água fria;

  • Outra solução disponível comercialmente, recomendada pelo fabricante do respirador, como, por exemplo, os sais quaternários de amônia.

Enxaguar bem os componentes com água morna, preferivelmente em água corrente.

É importante enxaguar bem, pois se o desinfetante ou o detergente secarem na peça facial, poderão provocar dermatite, além disso, a não remoção completa destes agentes pode causar deterioração da borracha ou provocar corrosão das partes metálicas.

Os componentes devem ser secos manualmente, com auxílio de um pano de algodão seco que não solte fios.

Montar novamente a peça facial e recolocar os filtros, se necessário.

Verificar se todos os componentes do EPR estão funcionando perfeitamente. Substituí-los quando necessário.

Nota: Dependendo do contaminante e do tempo de exposição, os procedimentos normais de limpeza podem não ser suficientes, sendo necessária a adoção de procedimentos específicos de descontaminação antes de se efetuar a limpeza e a higienização.

Fonte da imagem: wordpress Wenderson Monteiro

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados