Acidentes em laboratório ocasionados por armazenamento inadequado de produtos químicos em geladeiras.

Os acidentes não são recentes (na UFMG, ocorreu em 2010 e na UFJF ocorreu em 2016), mas a matéria serve de alerta, visto que no Brasil é comum os laboratórios de Universidades utilizarem geladeiras domésticas para fins de armazenagem de produtos químicos.

Apesar de comum, é incorreto o uso de refrigeradores domésticos em laboratórios para armazenamento de solventes e demais produtos químicos. Esses refrigeradores não dispõem de sistemas elétricos à prova de explosão, não possuem boa estabilidade, e seus compartimentos não são devidamente resistente para suportar as embalagens de produtos químicos. O ideal é o uso de refrigeradores com segurança intrínseca apropriados para o armazenamento de produtos químicos.

A estocagem de líquidos inflamáveis não deve ser feita em geladeiras domésticas, dados os riscos envolvidos. A refrigeração não evita a formação de vapores altamente inflamáveis, e a estocagem deve ser feita em recipientes adequados (apropriados para inflamáveis), em armários destinados a essa finalidade, e em local afastado e bem ventilado. Essas geladeiras não são fabricadas para essa finalidade, em virtude de que podem gerar faíscas seja no acendimento da luz interna ou no motor, e causar graves acidentes.

 

advertencia_geladeira

Alguns acidentes envolvendo explosão de geladeiras já ocorreram em Minas Gerais, na UFMG e na UFJF.

Veja algumas imagens relacionadas à explosão ocorrida na UFMG:

explosao_geladeira

explosao_geladeira_2

Fonte: Estado de Minas; Zona de Risco

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados